Curso Preparatório
Fique por dentro dos próximos concursos
22/11/2017
IBAMA: falta de agentes prejudica a luta contra desmatamento
Este ano o Brasil atingiu o índice mais alto de desmatamento desde 2008. Os dados estão diretamente ligados a falta de funcionários para a fiscalização. Um dos principais órgãos de combate ao desmatamento no país é o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e a atual situação no número de agentes da instituição é crítica.
Hoje o IBAMA conta com apenas 930 agentes por todo o país. Este número, que já é alarmante, deve cair drasticamente até o final do ano. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Servidores Ambientais (Ascema Nacional), Nicélio Silva, muitos agentes irão se aposentar até o final de 2017: “nossa carência de pessoal é muito grande. Além do déficit de 1.600 servidores, temos cerca de 700 que irão se aposentar nos próximos meses”. Sérgio ainda ressalta que este número reduzido de funcionários afeta diretamente a fiscalização no combate ao desmatamento e as queimadas. “Já perdemos muita gente, precisamos de reposições”, destacou.
A solicitação do IBAMA para o Ministério do Planejamento já foi feita. Dentre as 1.630 vagas pedidas, 610 são para técnico administrativo (nível médio), 270 para analista administrativo (nível superior) e 750 para analista ambiental (nível superior).
Os vencimentos iniciais para nível médio são de R$3.950,94 e para nível superior R$8.931,84. Além de benefícios, como vale alimentação e vale transporte, os candidatos aprovados também poderão contar com acréscimo de gratificação em caso de possuírem alguma especialização, doutorado ou mestrado.